Uma série de cursos de formação técnica e audiovisual, abordando linguagem, cultura, e prática cinematográfica, é oferecida para 52 jovens meses antes do início da Mostra de cinema de Gostoso.

O diferencial dos cursos é a aplicação direta do conhecimento adquirido na produção da mostra de cinema, realizada na própria cidade de São Miguel do Gostoso.

Os cursos têm como finalidade tanto a formação cultural dos jovens e sua capacitação profissional para gerir eventos, quanto para suprir a crescente demanda do mercado audiovisual no Brasil.

Ao longo de cinco anos (2013-2017) o grupo de jovens já realizou mais de 30 oficinas, produziu 10 curtas-metragens e três edições da Mostra de Cinema de Gostoso.




Abaixo, descrição parcial dos cursos que serão ministrados:

 

LINGUAGEM AUDIOVISUAL (2013, 2014, 2015 e 2017)

Oficineira: Bete Bullara

Análise dos elementos das linguagens audiovisuais e crítica de obras através da exibição de curtas e longas-metragens. Cinema e sociedade: o espectador / receptor, percepção e a construção social do olhar.

 


LINGUAGEM FOTOGRÁFICA (2013 e 2014)

Oficineira: Bete Bullara

Análise dos elementos da linguagem fotográfica. Exercícios de percepção visual. Conhecimento da técnica e de equipamentos. Exercícios de criação fotográfica.

 


HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL E BRASILEIRO (2013 e 2014)

Oficineira: Marialva Monteiro

A história do cinema: os pioneiros, os clássicos, os inovadores, as diversas vertentes, as diversas cinematografias. Os movimentos e as obras de relevância da cinematografia brasileira.

 


MÁGICAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO (2013)

Oficineiro: Isabel Paranhos

Construção de brinquedos óticos (primeiros inventos da pré-história do cinema) e iniciação ao desenho animado.

 


ROTEIRO (2013, 2014, 2015 e 2016)

Oficineira: Anna Rosaura Trancoso

Exercícios de visualização e construção de narrativa com imagens e sons. Introdução às técnicas de roteiro. Storyboard. Exibição de filmes. Cinema e literatura. Realização de roteiros e de exercícios de filmagem.

 


DIREÇÃO DE ARTE (2015 e 2016)

Oficineira: Ana Paola Ottoni

Estudo do desenho integral da imagem desde o ponto de vista estético, simbólico e expressivo. Relação entre personagem, cenário e contexto com o espaço. Funções dramáticas e simbólicas dos personagens e dos cenários. Desenho de personagem e caracterização. Desenho de produção, cenografia e ambientação, cenários naturais. Estudo cenográfico, maquetes, modelos, escala. Materiais e tecnologia. Uso dramático e percepção do espectador.

 


FIGURINO

Oficineira: Morgana Marla (2016)

Criação ordenada de figurinos para filmes e vídeos de ficção, através de todas as suas etapas de concepção e execução. A função dramática e estilos de um figurino em uma obra audiovisual. Detalhamento técnico de um roteiro pelo departamento de figurino de um filme, prioridades, necessidades, serviços terceirizados, materiais, planejamento de execução, controle e manutenção das indumentárias e acessórios dos figurinos durante as filmagens.

 


VIDEO 1

Oficineiros: Fabio Bardella, Pedro Medeiros e Wallace Yuri (2013, 2014, 2015, 2016 e 2017)

Apresentação geral de equipamentos de filmagem (câmera, som e acessórios), maneiras de operá-los e divisão de equipe dentro de um set de filmagem.

 


VIDEO 2

Oficineiro: Rodrigo Aragão

Demonstrar, de forma teórica e prática, a aplicação dos efeitos especiais de maquiagem nos filmes de terror e ação, desde sua idealização na pré-produção até sua aplicação no set de filmagem. Entre os tópicos abordados estão: desenvolvimento conceitual do efeito; estudo de trechos de filmes; moldes e próteses; materiais e ingredientes; fabricação de sangue artificial.

 


EFEITOS ESPECIAIS (2015)

Oficineiro: Rodrigo Aragão

Demonstrar, de forma teórica e prática, a aplicação dos efeitos especiais de maquiagem nos filmes de terror e ação, desde sua idealização na pré-produção até sua aplicação no set de filmagem. Entre os tópicos abordados estão: desenvolvimento conceitual do efeito; estudo de trechos de filmes; moldes e próteses; materiais e ingredientes; fabricação de sangue artificial.

 


DOCUMENTÁRIO E NOVAS MÍDIAS (2013)

Oficineiro: Jorge Bodanzky

O cinema nas novas mídias: Internet, WebTV, Smartfones, etc. A questão da imagem no universo audiovisual.

 


CURADORIA

Oficineiros: Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld (2013, 2014, 2015 e 2016)

Fundamentos e prática da função de curadoria em eventos culturais e audiovisuais. O curso tratará de diferentes etapas, atividades e campos envolvidos num projeto de curatoria em audiovisual, bem como dos diversos posicionamentos, abordagens e suportes da prática curatorial.

 


CENOGRAFIA (2013, 2014, 2015 e 2017)

Oficineiro: José Silveira

Apresenta os instrumentos, as técnicas e as linguagens do setor de cenografia para cinema, TV, vídeo e teatro, formando os jovens para exercerem funções como cenotécnico, assistente, maqueteiro, aderecista e técnico de palco, fazendo uso da história da arte e técnicas de artes plásticas e marcenaria, como referências para a construção de cenários.

 


PRODUÇÃO CULTURAL I (2013, 2014, 2015 e 2017)

Oficineiros: Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld

Curso introdutório sobre produção cultural que propõe estimular a percepção dos alunos da dinâmica manifestada em vários campos da cultura e proporcionar todo o conhecimento necessário para a pesquisa, a promoção, a captação de recursos e a difusão de qualquer tipo de evento ou de produto de interesse cultural.

 


PRODUÇÃO CULTURAL II (2013, 2014, 2015 e 2017)

Oficineira: Maryland Brito

Produção, organização e promoção de eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, desenvolvendo ações que perpassam todas as etapas deste processo: pesquisa, planejamento, marketing, captação de recursos, execução, controle, avaliação e promoção de qualquer evento ou produtos de interesse da área cultural, com foco em projetos audiovisuais.

 








Patrocínio: BNDES



website: pratza